Descubra Valensole e Aix-en-Provence

Valensole é uma referência quando o objetivo é conhecer os campos de lavandas. Ela está localizada na extremidade norte do Parque Natural do Verdon (tem um post sobre esse parque lindo aqui). Valensole em latim significa Vale do Sol fazendo jus aos 300 dias de sol por ano nessa região.

A cidade medieval foi construída em uma colina e no alto fica a igreja St Blaise do século 11. O centro histórico de Valensole contém belas casas antigas nas cores da Provença, capelas, fontes, restaurantes e cafés agradáveis com terraços e vista para um vale. Se prepare para gastar nas infinitas lojas que vendem artesanatos e produtos tradicionais, especialmente aqueles feitos de lavanda, como mel, óleos essenciais, sorvetes e torrones. Essa região é famosa por suas lavandas e trufas. Se você gosta dessa especiaria, aproveite!

A região de Valensole ou o Platô de Valensole é a maior área da França dedicada ao plantio de lavanda. O período de floração acontece entre meados de junho e meados de julho. Por isso, se quiser ver os campos floridos em azul, violeta e roxo, é nessa época que você precisa visitar a Provença (clique aqui para saber mais). É nessa época, também, que a Oficina de Turismo de Valensole oferece visitas guiadas sobre o tema lavandas. Eu gosto muito de fazer visitas guiadas, vale a pena.

E para você se organizar: todos os anos, no terceiro domingo de julho, Valensole recebe o Festival da Lavanda. Não conheci, mas deve ser fantástico.

De Valensole voltamos para a Cotê d´Azur (clique aqui). Mas no caminho paramos em Aix-en-Provence. É uma cidade bem bonita, mas também maior do que as outras que havíamos conhecido. Era domingo e tinha uma enorme feira de rua de artesanatos, vinhos e coisinhas típicas da região. A feira fica em uma rua com muitos restaurantes em volta, o que ajuda bastante para dar uma paradinha, tomar um chopp ou aproveitar para almoçar. Não conseguimos conhecer muito da cidade porque precisávamos voltar para Nice. Mas recomendo, tem bastante coisa para fazer na cidade e de lá é possível fazer excursões para cidades menores e empresas ligadas a produção de produtos com lavandas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: