A viagem de Théo é um romance escrito por Catherine Clément, uma escritora francesa nascida em 1939, que estudou filosofia e ciências humanas. Esse livro é indicado para quem tem interesse pelas diversas culturas e religiões no mundo. Eu o li em 2002, fiquei apaixonada pela história e sempre indico para meus amigos.
As duas perguntas principais que a escritora quis responder com este livro foram: por que tantas pessoas sentem necessidade de se aproximarem de alguma religião e por que não somos todos ateus? “A viagem de Théo” é um romance sobre os fundamentos das religiões mais praticadas no mundo, como catolicismo, judaísmo, budismo, protestantismo, islamismo, etc. E através da busca dos personagens por uma melhor compreensão das religiões, vamos conhecendo um pouco mais sobre os países ou regiões em todo o mundo.
Catherine nos faz viajar na companhia de Théo e Marthe. Théo é um adolescente parisiense que gosta de livros, computador e religião, e que sofre de uma doença grave e fatal. Marthe é a tia de Théo, uma mulher cosmopolita que esbanja vitalidade.
Marthe faz uma proposta para os pais de Théo: leva-lo para viajar o mundo com ela para que ele possa conhecer de perto o que ele só viu nos livros. E quem nunca teve essa vontade? Conhecer de perto o que só vimos nos livros? Cada viagem que faço eu posso conhecer mais e mais coisas que só havia lido nos livros. E volto feliz, realizada e mais completa. E a alma sempre leve.
E assim, juntos, tia e sobrinho vão aos principais centros sagrados do mundo, passando por cidades como Nova York, Salvador, Roma, Delfos, Dacar, Moscou, Istambul, Jerusalém, Cairo, Tóquio, Jacarta, entre outras. Enquanto visitam os templos e participam das festas rituais, surge a convicção de que conhecer as religiões do mundo é uma forma muito especial de compreender o tempo presente da humanidade.
Espero que tenham gostado dessa indicação de livro. É o meu livro preferido, e por isso eu precisava contar sobre ele aqui no Blog.