Coisas que você pode ou não pode levar do quarto de um hotel

Quando você paga por um quarto de hotel, mesmo nos hotéis all inclusive, não quer dizer que pode levar tudo o que vê nele. Mas há algumas coisas que estão pensadas para que o hóspede as leve para casa, como pequenas recordações do hotel.

Uma vez o site Hotels.com fez uma lista dos itens que eram mais roubados dos hotéis em todo o mundo, isto é, aqueles itens que os hóspedes não podem levar para casa, mas levam.

Em primeiro lugar, como já era esperado, ficaram as toalhas e os roupões, mas na lista apareceram outros itens mais surpreendentes! Pilhas do controle remoto, ou o próprio controle remoto, lâmpadas, quadros, cortinas, centros de mesa, secadores de cabelo, talheres e até cortinas de banheiro, espelhos ou toalheiros foram considerados algo assim como “lembranças” por muitos hóspedes.

villa-1737168_1920

Para não terminar detido frente a dezenas de pessoas no saguão do hotel, ou pior ainda, tendo que dar explicações a um juiz, o melhor é ter claro que existem objetos que podem ser levados, outros que de maneira nenhuma, e alguns que, se você pagar por eles, podem ser levados.

Em geral, os hotéis colocam a disposição dos hóspedes uma série de objetos que podem ser levados sem que a polícia te detenha na esquina. Os mais comuns são os produtos de higiene: os frasquinhos de shampoo, condicionador, gel de banho ou hidratante corporal já estão incluídos no preço do quarto. Pode não ser grande coisa, mas já serve para quem tem necessidade de levar uma recordação… também podem ser levados os sabonetes, o pente, a escova e a pasta de dentes. Mas um detalhe, se esses produtos estiverem em potes maiores e fixados na parede, ou em frascos de vidros e porcelana, deixe-os ali. Claramente é um agrado do hotel para o hóspede usar enquanto estiver hospedado, mas para deixá-los ali quando for embora.

Outros produtos que podem ser levados são as canetas, lápis e blocos de notas. São produtos úteis e costumam ter o emblema do hotel, assim que não estão ali disponíveis apenas para o hóspede usar no quarto, mas para leva-los como lembrança.

Os chocolates, bombons, balas, saquinhos de chás, frutas ou frutos secos que você encontra no quarto, ou sobre a cama, antes de deitar, costumam ser cortesia. Mas na dúvida, pergunte antes.

As sacolas de lavanderia de plástico que costumam estar nos banheiros são para colocar roupa suja e podem ser levadas. Mas as de tecido não, somente as de plástico.

hotelroom-2205447_1920

Toalhas e roupões: que fique claro que não pode leva-los, já que muitos hóspedes sofrem amnésia sobre esse tema. O problema é tão frequente, que cada vez mais hotéis estão instalando chips em suas roupas de banho que os permitem rastreá-las e conhecer se alguém “as esqueceu” em sua mala.

Os livros que você encontra no quarto também não podem ser levados, exceto se estiver  com uma cartinha que deixe claro que se trata de um presente.

Cabides, ferros de passar roupa, jogos de mesa, almofadas, controles remoto, lâmpadas, secadores de cabelo ou qualquer coisa que faça parte da mobília do quarto não podem ser levados. E essa cama tão bonita, o rádio, o relógio, as cortinas, embora sejam iguais às que você sempre sonhou para tua casa, devem ficar no hotel!

Existem alguns produtos que podem gerar algum conflito, pois às vezes pode levá-los, mas outras não. São eles: os chinelos (se não puder levá-los, também não considero muito prudente usá-los rsrs), as revistas, a água, um vinho ou champanhe. A água, por exemplo, alguns hotéis deixam uma garrafa de cortesia, mas se tomar duas ou três terá de pagar por elas. Os produtos do frigobar também podem ser consumidos desde que sejam pagos.

Meu conselho é que, na dúvida, pergunte na recepção do hotel se pode levar o produto como recordação. Com isso você evita possíveis transtornos, como uma conta cara no check out.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: