Pompeia | As ruínas que nos contam histórias

Imagine um lugar que existiu há mais de 2000 anos e que foi completamente devastado pelo vulcão Vesúvio. Imagine um lugar apagado do mapa. Imagine esse lugar sendo descoberto aos poucos e suas ruínas preservadas para contar a história de como viveu esse povo.

Esse lugar é Pompeia. Cidade construída aos “pés” do Vesúvio há 2000 anos e destruída quando este vulcão, considerado extinto por muitos séculos, explodiu e destruiu tudo.

Nesse post eu vou falar um pouco sobre Pompeia e sua história! É um lugar impressionante, pertinho de Nápoles e que vale a pena conhecer. Pompeia tem o título de Patrimônio Mundial da UNESCO e é uma das atrações turísticas mais populares da Itália.

Já quer saber como chegar em Pompeia? É fácil. No final do texto eu coloquei algumas informações práticas para te ajudar durante esse passeio. Confere no final.

As ruínas da cidade antiga, hoje está cercada por uma nova Pompeia. A cidade nova de Pompeia é uma graça e tem restaurantes bem gostosos!! Após andar muito pelas ruínas, com certeza você estará doido por uma massa caseira. Aproveite, afinal você está na Itália!!

pompeia

A cidade antiga de Pompeia desapareceu em agosto de 79 d.C., quando a erupção do Vesúvio sepultou esta e outras localidades do entorno. As ruínas foram descobertas somente após 1748 quando um engenheiro espanhol iniciou as escavações. A cidade estava coberta por uma camada de cinzas vulcânicas solidificadas e outra de pequenas pedras liberadas durante a explosão. Durante a escavação, gesso foi usado para preencher os vazios nas camadas de cinzas que antes tinham corpos humanos. Isso permitiu ver a posição exata da pessoa quanto ela morreu. Impressiona!

PWGP5834

 

Visitar Pompeia não é como ir a um museu. É como viver novamente em uma antiga cidade comercial romana de 3 Km. Pegue seu mapa na entrada e vá caminhando e admirando cada pedacinho da cidade. Tem muita coisa para conhecer, por isso faça o passeio na velocidade do seu tempo disponível. Só tem uma tarde? Será tão perfeito quanto passar o dia todo! Porque o que você verá lá te marcará para sempre!

pompeia (1)

 

Informações práticas

  • Como chegar: em Nápoles, na estação central, você deve pegar o trem Circumvesuviana ou o Trenitalia para a estação Pompei Scavi. Chegando nessa estação, atravesse a rua e siga reto até uma das entradas da cidade antiga.
  • Preço e horários: A entrada em Pompeia custa 13 euros. Mas se você estiver por lá no primeiro domingo do mês fique feliz porque a entrada é gratuita. O horário de funcionamento varia conforme a época do ano. Entre abril a outubro é das 8:30/9:00h às 19:30h e entre novembro a março é das 8:30h às 17:30h. Mas antes de se programar entre no site para conferir se nada mudou.
  • Não deixe de pegar um mapa na entrada da cidade antiga. Ele é essencial para você se guiar pelas inúmeras ruínas e aprender um pouco mais sobre uma parte da nossa história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: