O aeroporto de Barcelona chama El Prat. Dispõe de dois terminais de passageiros, o T1 e o T2. Quem chega de outro país provavelmente chegará pelo terminal T1.
O aeroporto está muito bem ligado ao centro da cidade. Você poderá ir de taxi, de trem ou de ônibus. E desde 2016 o metrô também faz a ligação do aeroporto ao centro da cidade, com a inauguração da L9 do Metrô de Barcelona ao terminal T1.
Quando estiver saindo do aeroporto, após passar pelas esteiras e pegar as malas, comece a prestar atenção nas placas grandes com desenhos na cor amarelo. Nelas tem as indicações para pegar um dos transportes disponíveis para Barcelona.


Taxi
É a maneira mais rápida de chegar em Barcelona, porém é a mais cara. O valor depende um pouco de onde estará hospedado em Barcelona, mas deve ficar entre 30 a 40 euros.
Trem
Poderá chegar em Barcelona usando o trem da linha R2 que te levará até a estação Sants. De lá chegará facilmente a outro ponto da cidade usando algum outro trem ou o metrô. A passagem de trem pode ser comprada em máquinas e a mais vantajosa é a T10 (pode ser usado 10 vezes). Com esse tipo de passagem você pode fazer integração com qualquer outro transporte público (ônibus, metrô ou tram) dentro de um certo limite de tempo (em torno de 1:15h). O bilhete T10 pode ser usado por várias pessoas, não é um bilhete individual, e custa 9,95 euros.
Aqui deixo o link para verem os horários da linha R2. Selecionem como estação de origem Aeroport e como destino Barcelona-Sants.
A estação de trem no aeroporto está próxima do terminal T2. Assim, se você chegar pelo terminal T1 deverá pegar um ônibus, interno e gratuito do aeroporto, que faz a ligação do terminal T1 com o T2. É um ônibus de cor verde fácil de identificar. Essa ligação entre os terminais demora uns 10 minutos. Vou colocar os horários aqui mas também estão descritos no site do aeroporto (Aeroporto de Barcelona). Vale a pena consultar o site para ter certeza da frequência porque pode mudar dependendo a época do ano.
Horários do ônibus que faz a ligação entre os terminais T1 e T2 do aeroporto El Prat:
- Noturno: 00.00 am a 05.00 am cada 20 minutos.
- Madrugada: 05.00 am a 08:00 am cada 7 minutos.
- Diurno: 08:00 am a 20:00 pm cada 4 minutos.
- Resto: 20:00 pm a 00:00 am cada 7 minutos.
Nos trens poderá levar suas malas tranquilamente. São espaçosos.

Aerobus
Esse é um ônibus do aeroporto pronto para levar os passageiros e suas malas até o centro da cidade. No ônibus tem um espaço para acomodarem as malas, o que torna o trajeto mais tranquilo (especialmente para os brasileiros que viajam com 2 malas grandes hehehe).
O bilhete simples custa 5,90 euros e se comprar o bilhete de ida e volta sai por 10,20 euros. Porém o bilhete de volta tem validade de 15 dias. Pode comprar o bilhete em dinheiro direto com o condutor do ônibus, mas o troco é no máximo para 20 euros. Caso não tenha o dinheiro trocado pode comprar com cartão de crédito nas máquinas que estão bem ao lado da parada do aerobus no aeroporto. Lembrando que crianças menores de 4 anos viajam de graça.
O aerobus sai dos dois terminais: o Aerobus A1 sai do terminal T1 e o Aerobus A2 sai do terminal T2. Para pegar o Aerobus você precisará descer um andar para chegar ao ponto dele. É muito fácil, só seguir as indicações das placas no aeroporto.
O Aerobus tem paradas na Praça Espanha, na Gran Via e na Praça Catalunha (que é o ponto final dele). Funciona todos os dias e sempre nos mesmos horários. Nesse link você pode consultar os horários de funcionamento.

Ônibus urbanos
Uma opção boa e que custa o mesmo que o trem é usar os ônibus urbanos de Barcelona. Mas só recomendo essa opção se você não estiver com duas malas de 32 kg! Isso porque esses são ônibus comuns e não tem um espaço para acomodar as malas. Mas se estiver viajando com mala pequena é perfeitamente possível.
Quando eu cheguei em Barcelona pela primeira vez eu usei o Aerobus. Mas agora tenho optado sempre pelos ônibus urbanos, principalmente porque são mais baratos (você pode passar seu bilhete T10). Porém como é um ônibus de linha urbana comum, ele para em vários pontos, fazendo com que o trajeto demore mais do que usar o Aerobus, por exemplo.
O ponto para pegar esse ônibus fica bem ao lado do ponto do Aerobus. Quando descer as escadas rolantes olhe para o seu lado esquerdo que verá as paradas de ônibus. Durante o dia o ônibus que vai do aeroporto T1 até a Praça Espanha é o L46. Durante a madrugada é o ônibus N17 (esse vai até a Praça Catalunha). Podem ver os horários nesse link.
Enjoy!!!
Para encerrar gostaria de dizer que seja qual for o transporte que resolva usar, lembre-se que Barcelona é uma cidade segura e você pode, sim, usar o transporte público de noite ou de madrugada. Mas como em qualquer lugar do mundo você precisa cuidar de suas coisas, porque aqui tem batedores de carteira. Então quando for entrar no trem ou no ônibus cuide dos seus bolsos e de suas bolsas. E aproveite!!! Barcelona é incrível, você com certeza irá se apaixonar! Recentemente saiu uma lista com as 25 cidades com melhor qualidade de vida no mundo e adivinhem!? Barcelona está entre elas!!!
Eu faço roteiros personalizados que podem te ajudar a ter ótimas experiências em todas as suas viagens. Mande um e-mail para tantasetanto@gmail.com e solicite um orçamento. Viaje tranquilo e com tudo organizado!