Atenas – Roteiro 2 de 3 dias

Fomos para a Grécia no auge do verão, início de Agosto! Em Atenas o calor chega a ser sufocante, por isso decidimos comprar o ticket do ônibus turístico que valia por 2 dias. Apesar da maioria dos pontos turísticos serem pertos, essa decisão foi excelente pois era mais fácil e menos cansativo para nos deslocarmos de um lugar a outro.

No segundo dia começamos por Acrópolis! Praticamente não tinha fila para entrar e como já tínhamos comprado o ticket no dia anterior quando fomos na Ágora, evitamos a fila para a compra de tickets. Apesar da entrada ter sido tranquila havia muita gente em Acrópolis, uma multidão para ser mais exata.

IMG_2461
Essa foto dá uma ideia sobre a quantidade de pessoas na Acrópolis

Quando você começar a subir a colina, a primeira coisa que irá avistar do seu lado direito é o magnífico teatro de Herodes Atico, construído no século II, e que ainda hoje acolhe concertos de música clássica e ópera, dada a sua invejável acústica! Acrópolis de Atenas é conhecida como a “Rocha Sagrada”. Ela foi arrasada pelos persas no ano 480 a.C. e reconstruída por Péricles, que governou Atenas 461 e 429 a.C.

teatro Herodes

Na zona alta de Acrópolis você passará pelo templo da deusa Atenea Niké (vitoriosa) criado no século V a.C. para comemorar o triunfo dos atenienses sobre os persas.

Andando mais um pouco você avistará o imponente Partenón (438 a.C.), que é a essência de Acrópolis. Demorou 15 anos para ser construído, todo em mármore, com exceção do teto que era em madeira.

partenon

Em frente ao Partenón está o templo mais sagrado do conjunto, o Erecteión. Foi construído onde, segundo a lenda, se enfrentaram os deuses Poseidón e Atenea para possuirem a cidade. O mais bonito deste edifício são as cariátides, as colunas com formas de corpos femininos que sustentam o pórtico.

erecteion

Se você chegar em Acrópolis de metrô (estação Akropoli), provavelmente passará em frente ao Museu de Acrópolis que foi aberto em 2009 e, poderá assim, complementar sua visita.

IMG_2966

De Acrópolis fomos até o Templo de Zeus Olímpico. Adorei a energia desse lugar que tinha a entrada também incluída no ticket que compramos em Ágora! Este templo tinha originalmente 104 colunas, mas hoje somente 15 estão conservadas. O templo foi terminado pelo imperador Adriano em 131 d.C. que o dedicou a Zeus.

zeus

Nossa próxima parada foi no Estádio Olímpico Panathenaico. Vale muito a visita! Este estádio foi todo construído com mármore!!! Ele abrigou a primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos em 1896. Na entrada você recebe um audioguia que te ajuda a entender toda a história do Estádio! Show de bola! 🙂

estadio

Depois do Estádio Olímpico paramos para ver a troca da guarda no Parlamento grego. Não sei descrever o que é essa troca de guarda… talvez surreal seja a palavra! O uniforme dos guardas é muito diferente, na ponta da bota existe um pompom!!! Para realizarem a troca, os guardas se movem como se estivesse em câmera lenta, com movimentos muito amplos… no mínimo engraçado! Depois que terminam, um outro guarda com uniforme “normal” vem arrumar a posição de cada um, a roupa e até enxugar o suor do rosto do guarda que ficará imóvel na próxima hora! Vale a pena conferir!

guarda

Eu faço roteiros personalizados que podem te ajudar a ter ótimas experiências em todas as suas viagens. Mande um e-mail para tantasetanto@gmail.com e solicite um orçamento. Viaje tranquilo e com tudo organizado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: