Fomos para a Grécia no auge do verão, início de Agosto! Em Atenas o calor chega a ser sufocante, por isso decidimos comprar o ticket do ônibus turístico que valia por 2 dias. Apesar da maioria dos pontos turísticos serem pertos, essa decisão foi excelente pois era mais fácil e menos cansativo para nos deslocarmos de um lugar a outro.
No segundo dia começamos por Acrópolis! Praticamente não tinha fila para entrar e como já tínhamos comprado o ticket no dia anterior quando fomos na Ágora, evitamos a fila para a compra de tickets. Apesar da entrada ter sido tranquila havia muita gente em Acrópolis, uma multidão para ser mais exata.

Quando você começar a subir a colina, a primeira coisa que irá avistar do seu lado direito é o magnífico teatro de Herodes Atico, construído no século II, e que ainda hoje acolhe concertos de música clássica e ópera, dada a sua invejável acústica! Acrópolis de Atenas é conhecida como a “Rocha Sagrada”. Ela foi arrasada pelos persas no ano 480 a.C. e reconstruída por Péricles, que governou Atenas 461 e 429 a.C.
Na zona alta de Acrópolis você passará pelo templo da deusa Atenea Niké (vitoriosa) criado no século V a.C. para comemorar o triunfo dos atenienses sobre os persas.
Andando mais um pouco você avistará o imponente Partenón (438 a.C.), que é a essência de Acrópolis. Demorou 15 anos para ser construído, todo em mármore, com exceção do teto que era em madeira.
Em frente ao Partenón está o templo mais sagrado do conjunto, o Erecteión. Foi construído onde, segundo a lenda, se enfrentaram os deuses Poseidón e Atenea para possuirem a cidade. O mais bonito deste edifício são as cariátides, as colunas com formas de corpos femininos que sustentam o pórtico.
Se você chegar em Acrópolis de metrô (estação Akropoli), provavelmente passará em frente ao Museu de Acrópolis que foi aberto em 2009 e, poderá assim, complementar sua visita.
De Acrópolis fomos até o Templo de Zeus Olímpico. Adorei a energia desse lugar que tinha a entrada também incluída no ticket que compramos em Ágora! Este templo tinha originalmente 104 colunas, mas hoje somente 15 estão conservadas. O templo foi terminado pelo imperador Adriano em 131 d.C. que o dedicou a Zeus.
Nossa próxima parada foi no Estádio Olímpico Panathenaico. Vale muito a visita! Este estádio foi todo construído com mármore!!! Ele abrigou a primeira edição dos Jogos Olímpicos Modernos em 1896. Na entrada você recebe um audioguia que te ajuda a entender toda a história do Estádio! Show de bola! 🙂
Depois do Estádio Olímpico paramos para ver a troca da guarda no Parlamento grego. Não sei descrever o que é essa troca de guarda… talvez surreal seja a palavra! O uniforme dos guardas é muito diferente, na ponta da bota existe um pompom!!! Para realizarem a troca, os guardas se movem como se estivesse em câmera lenta, com movimentos muito amplos… no mínimo engraçado! Depois que terminam, um outro guarda com uniforme “normal” vem arrumar a posição de cada um, a roupa e até enxugar o suor do rosto do guarda que ficará imóvel na próxima hora! Vale a pena conferir!
Eu faço roteiros personalizados que podem te ajudar a ter ótimas experiências em todas as suas viagens. Mande um e-mail para tantasetanto@gmail.com e solicite um orçamento. Viaje tranquilo e com tudo organizado!