Atenas – Roteiro 1 de 3 dias

Passei minhas férias na Grecia. Perambulei entre Atenas, e as lindas ilhas de Mykonos, Santorini e Creta! Todos os lugares são fantásticos, e começo contando a vocês sobre minha experiência em Atenas.

Minha primeira parada foi Atenas. Fiquei 4 dias e foram suficientes para conhecer muito bem a cidade. E adorei! Antes de ir li alguns blogs e alguns diziam que Atenas era feia, suja e que não tinham gostado. Mas eu gostei. Atenas é uma cidade grande, a capital da Grécia e acredito que, como toda capital, ela sofra um pouco com as diferenças sociais. Tem sim lugares mais feios, mas sujeira eu não vi. O trânsito é meio caótico e as brigas que presenciei até deram um tom cômico ao nosso tour!

Eu fiquei hospedada no hotel Cosmos. É um hotel simples, mas gostei bastante. Estávamos em 3 pessoas no quarto e 4 diárias saiu por 160,00 euros.

No primeiro dia fomos direto ao Museu Arqueológico Nacional que é um dos mais importantes museus de antiguidades do mundo. Fomos caminhando, pois era perto do nosso hotel. É um museu fantástico! Foi inaugurado no final do século XIX.

museu arqueológico (1)

O museu tem 5 coleções permanentes: 1) a coleção pré-histórica, que inclui obras de grandes civilizações desenvolvidas no mar Egeu a partir do sexto milênio aC a 1050 aC; 2) a coleção de esculturas, que mostra o desenvolvimento da escultura grega do sétimo ao quinto séculos aC; 3) a coleção de vasos e objetos menores, que contém obras representativas da antiga cerâmica grega do século XI aC ao período romano e que inclui 4) a coleção de Stathatos, que são objetos menores de todos os períodos e 5) a coleção de metalurgia, com muitas estátuas fundamentais, estatuetas e objetos menores.

Vale muito a pena conhecer! A entrada custa 7,00 euros e estudantes não pagam (precisam apresentar a carteira de estudante). No site do museu podem ser conferidos os preços e os horários de funcionamento (http://www.namuseum.gr/visiting/index-en.html).

museu arqueológico

Do Museu fomos de metrô para a região da Ágora Antiga. Próximo ao Museu tem a estação Victoria (linha 1 – verde). Pegue o metrô sentido Piraeus e pare na estação Tissio.

estação Victoria

Ao comprar a entrada para a Ágora Antiga você já compra junto a entrada para outros lugares em Atenas, como a Acrópolis e o Templo de Zeus. Custa 12,00 euros e para estudante europeu é de graça.

A Ágora era o centro da atividade política, administrativa, comercial e social da antiga Atenas. Era um amplo espaço aberto rodeado por edifícios públicos. Durante a invasão persa de 480-479 aC, a Ágora sofreu o mesmo destino da Acrópolis. As casas foram destruídas e os monumentos sofreram graves danos. Após esse período começou sua reconstrução e adição de novas obras monumentais. Alguns edifícios e estruturas para ver em Ágora: Estoa de Átalo, Odeón de Agripa, Hefestión (Templo de Hefesto), entre outros.

Agora antiga

Depois de tanta informação chegou a hora de comer. Na verdade, a hora do almoço já havia passado fazia tempo! Estávamos famintos hahahha Para nossa sorte, ali mesmo, na saída da Ágora tem uma rua com vários restaurantes e a comida é muito boa! Uma observação sobre os preços da comida na Grécia: são mais baratos que em outros lugares da Europa. E a garrafinha de água não passava dos 0,50 euros! Só para comparação, ontem comprei uma garrafinha de água na rua em Barcelona e paguei 1,80 euros! Aproveite!

Após o almoço fomos conhecer o Estádio Olímpico de Atenas. Fica um pouquinho longe, mas a partir de Ágora é só retornar para a estação de metrô Tissio e pegar o metrô sentido Kifissia e descer na estação Olimpic Stadium. É muito fácil de chegar. O complexo do Estádio Olímpico é bonito, mas parece abandonado apesar de ter muitas pessoas usando parte de sua estrutura para se exercitar. Vale a pena conhecer. Esse estádio foi palco das Olimpíadas de Atenas em 2004.

estadioolimpico

Voltamos ao hotel já no final do dia. Só tivemos forças para ir até o restaurante mais próximo e logo fomos descansar! No próximo post continuo contando sobre o roteiro que fizemos em Atenas e os lugares que visitamos no segundo dia!

Eu faço roteiros personalizados que podem te ajudar a ter ótimas experiências em todas as suas viagens. Mande um e-mail para tantasetanto@gmail.com e solicite um orçamento. Viaje tranquilo e com tudo organizado!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: